I Love The Old Web
08 March, 2024
Helloo! Esse é meu primeiro post, minha nossa, me sinto ansiosa! Não sabia muito bem o que abordar no meu primeiríssimo post de inauguração, pois eu sentia que devia ser algo exclusivo e importante por ser de inauguração mas logo me toquei que eu estava pensando demais. Continuei a pensar e decidi então que faz mais sentido ele ser introdutório do que inédito, já que além do blog ser muito novo, minha presença aqui em neocities também é muito recente. Então o melhor caminho seria me apresentar!
É, me apresentar... Mesmo que seja apenas pra 1 pessoa - o que eu já considero muito hahhahahahhahahaha. E a cereja do bolo é o fato de me apresentar ser bem desafiador, pelas últimas décadas os espiões da google só encontraram meu gmail vinculado em sites, fóruns ou qualquer outra coisa que circule sómente entre jogos e mídia (animes/filmes/séries). Então o google bem pode me já me considerar blogger queen porque ultimamente estou quebrando regras, garota! Esse boost na minha confiança já é suficiente pra mim, então, vamos começar?
A internet passou por inúmeras transformações até chegar no que conhecemos atualmente. Hoje ela é algo já bem comum para as gerações atuais e principalmente para a gen alpha, que praticamente já nasceu sabendo como mexer em telas. Mas o propósito inicial dela era ser uma rede militar: Criada na Guerra Fria, um dos seus objetivos era auxiliar nas tarefas importantes, secretas, de muitíssima relevância e essencial para os militares americanos. Quem imaginaria que de mensagens de localização de alvos, a internet abriria portas para mensagens de localização de fãs de anime mais próximos? Isso para não dizer das localizações que aparecem na sua tela, de mulheres lindas e solitárias à 10KM da sua área... Essa abertura foi o começo de um fenômeno muito interessante e pra mim, marcante: A old web. Muito antes de eu chegar aqui, ali era tudo mato selvagem, inexplorado. O usuário, pequeno gafanhoto, ainda estava engatinhando, até então só tinha noção do background repeat e da tag <p></p>. Até ele crescer, enjoar de tudo isso e chamar de brega os layouts cheios de gifs, blinkies e fotos super vergonhosas e então passar a pintar tudo com uma generosa camada de branco e cinza.
A old web era uma rede social, como o Instagram atual, mas ao invés de ter um feed cheio mas ser em si, vazios, eram sites onde o público compartilhava suas ideias e conheciam novas pessoas. Umas semanas atrás eu achei o arquivo do Geocities, com inúmeros site de inúmeros tópicos: Sites de divulgação de trabalho, de Política, de Moda, Anime e etc.... Navegando por eles o choque é praticamente de imediato. Hoje nos deparamos com um layout bem mais clean e minimalista enquanto que a old web, embora fosse mais rústica, de fato, tinha algo único pelo fato de serem construídos do zero pelos próprios usuários. E com a morte do Flash (RIP) e a substituição por aplicativos, a internet pra mim perdeu sua diversão. Hoje, com tudo tomado pelos sites corporativos, fico #chateada pois na minha vez não pude encher meu site de coisas rosas e glitter porque não é #profissional.
Felizmente descobri uma forma de resgatar um pouco da old web e realizar meu sonho: meu site cor de rosa :''D. Eu simplesmente estou viciada em navegar pelos sites da neocities, fico babando nos banners da hello kitty e nos layouts mirabolantes - que até me fazem sentir um pouco mal com minhas próprias habilidades. Mas é porque eu sei que posso melhorar e descobrir coisas novas ainda. E essa é minha meta atual, aprender front -end. É... dessa vez meu papel não vai ser quebrar esteriótipos porque eu amo web design <3 Um dia eu aprendo a criar um novo candy doll bar, aguardem!